Darth Otavinho
6 dezembro 2010

Um processo inédito na história da Internet e do jornalismo brasileiro //  Um blog de paródia censurado pela primeira vez na história do país, abrindo precendente para agressões de outras empresas // O maior jornal do país querendo arrancar dinheiro de dois irmãos como “indenização por danos morais”, mostrando total incompreensão sobre o que é internet e democracia // Apoio de Gilberto Gil, Marcelo Tas e centenas de blogueiros // Comentários e discussões em todas as redações, da Folha inclusive.


A gente podia tá roubando, podia tá matando, mas tamo aqui pedindo: por favor escreva para uns gringos!

Mesmo assim, nenhum veículo chamada grande imprensa (ou “velha imprensa”, ou “mídia tradicional”) noticiou o caso. Até a ombudsman da Folha, que já afirmou várias vezes que o jornal tem que “ser corajoso para noticiar as críticas que recebe”, ignorou nossos apelos.

Por isso lançamos hoje uma campanha internacional de denúncia da censura da Folha, que na verdade é um atentado grotesco contra toda a internet brasileira. No topo da página há links para textos em inglês, espanhol, francês e italiano. Foram escritos  pensando no público estrangeiro, contextualizando a criação do blog na realidade do país e explicando, de forma didática, porque é mais do que um simples processo e porque “não é notícia” aos olhos da tradicional imprensa brasileira.

Ao longo da semana, vamos subir os vídeo de Gil legendado para inglês e francês e também o mesmo texto-denúncia em alemão. O original, em português, está disponível no botão “divulgue” acima, e é bom para ser repassado a jornalistas de Portugal e outros países lusófonos.

É A SUA GRANDE CHANCE DE AJUDAR! Por favor escreva para TODOS os contatos que tiver no exterior, jornalistas ou não, repassando os links. Se você é jornalista, por gentileza repasse para os colegas da mídia estrangeira. Se você não tem contatos, nos ajude buscando na internet emails de jornais, rádios, sites, TVs ou revistas para os quais você possa enviar os textos.

POR FAVOR PERCA UNS MINUTOS HOJE MESMO NOS AJUDANDO A DENUNCIAR ESSA PALHAÇADA QUE AMEAÇA TODA A INTERNET BRASILEIRA!

MUITO OBRIGADO MESMO!

36 Comentários

  1. ACORDA FOLHA!
    27/10/2011

    Espero que os que se dizem representar a justiça façam por merecer ao NÃO CENSURAR o livre direito a expressão!

    Aos que querem ajudar deixo contatos do referido jornal. Enviem suas mensagens de repudio a tal atitude: ombudsman@uol.com.br – @folha_ombudsman
    folhaemergencia@uol.com.br – @folhadebate

    Sugiro também a criação da #ACORDAFOLHA

    Boa Sorte

  2. @turquim5
    21/01/2011

    Ja estou divulgando o caso para meus seguidores, também tenho muito interesse em ajudar, pois luto há décadas contra o PIG, e já estava com medo de começar a represalha sobre a militância na internet, inclusive fui censurado no twitter por 3 vezes, tendo minhas contas excluídas sem nenhuma explicação, só porque questionava e criticava essa mídia asquerosa! Tendo assim que protelar o lançamento do meu blog…
    Força aí amigo, estarei ajudando sempre! conte comigo!

  3. CARLOS
    17/01/2011

    NÃO DESANIMEM NESSA LUTA! RECOMENDO UMA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL POR OFENSA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO JÁ ASSEGURADA PELO PLENÁRIO. QUANDO ESSE PROCESSO SUBIR O STF DERRUBA ESSE LIXO DE DECISÃO AUTORITÁRIA!

    SÓ COMPRO A FALHA ATRASADA PARA O MEU CÃOZINHO FAZER AS SUAS NECESSIDADES. O JORNALEIRO ATÉ JÁ SABE. PARA ISSO SÓ COMPRO A FALHA DE S. PAULO. SÓ PARA ISSO ELA PRESTA.

  4. Manoel
    17/01/2011

    A Falha de São Paulo é um jornal autoritário que destroi, muitas vezes com reportagens mentirosas, a honra de pessoas honestas todos os dias. Eles vivem da liberdade de expressão e imprimem a censura na internet livre! Abaixo o Jornalismo de Pistolagem da Falha de São Paulo. Avante irmãos guerreiros! Vocês são orgulho para os brasileiros!

  5. [...] caso Falha de S.Paulo versus Folha de S.Paulo, os irmãos Lino e Mário Bocchini incluíram no site Desculpe a Nossa Falha textos em quatro línguas. Agora, é possível ler a história do processo do jornal contra o site [...]

  6. Ricardo
    14/01/2011

    Vcs já repararam a proliferação de blogs chapa branca pra ficar falando bem do Lulla e sua gang na internet? Aí tem……Não houve censura nenhum, a Folha apenas está protegendo sua marca e na própria ação ficou claro que eles poderiam manter o conteúdo (bem fraquinho por sinal) em qualquer outro site que não se confundisse com o da Folha. XO vermelhada corruPTa.

  7. Jean Sena
    29/12/2010

    jornal El País da Espanha
    http://www.elpais.com/contacte/

  8. [...] was also created by the Bocchini brothers to update readers on, and garner support for their international campaign promoting freedom of expression. The brothers translated explanatory texts in various languages [...]

  9. [...] was also created by the Bocchini brothers to update readers on, and garner support for their international campaign promoting freedom of expression. The brothers translated explanatory texts in various languages [...]

  10. [...] irmãos iniciaram, em dezembro, uma campanha internacional, traduzindo textos explicativos para várias línguas [en], em busca de apoio e visibilidade por [...]

  11. GUSTAVO MARQUES
    13/12/2010

    Se o Avaaz entrar na luta estamos bem!

    Enviei email para os contatos de http://www.cisl.it/, Central Sindical da Itália; enviei email para o site da ONU (parece improvável, mas com sorte começa a circular…)

    Abraço!

  12. 09/12/2010

    Olá!
    Acabo de fazer a denuncia no Avaaz.org.
    “Blurb_campaign353 PostActionTitle
    Obrigado por enviar o seu comentário. Embora não possamos responder todas as mensagens individualmente, nós lemos todas as mensagens enviadas. Mais uma vez obrigado! – A equipe Avaaz
    Clique aqui para voltar para a página principal da Avaaz”

  13. Roberto de Viveiros Cardozo
    09/12/2010

    Este fato me lembrou o filme Flash of Genius, onde um brilhante professor universitário chamado Robert Kearns projetou o limpador intermitente e a Ford “roubou” seu projeto. No Tribunal a Ford alegou, entre outras coisas, que ele criou o limpador baseado em tecnologias já existentes (queriam dizer que ele não havia inventado nada), ai, Robert pegou um livro de um autor famoso e disse: então este autor não criou nada também, pois todas as palavras que constam no livro já existem no dicionário, o autor apenas organizou as palavras!

    É uma vergonha mesmo o que esta acontecendo, camuflar as mazelas impondo a censura.
    Põe no dicionário a palavra FOLHA como nome do Jornal de circulação nacional que impõe a censura numa sociedade democrática!

  14. Não valeria a pena uma petição online?

  15. Sérgio Luiz
    08/12/2010

    Hoje todos os jornais televisados noticiaram os ataques à infraestutura de bancos, operadoras de cartões, autoridades suecas, etc… que foram feitas por hackers,em protesto contra a prisão de Julian Assange e pelo direito de expressão.Por que não iniciar um movimento nesse mesmo molde e mostrar aos que se acham poderosos,que agora temos o 5º poder.
    Se grandes bancos e operadoras de cartão de crédito tomaram hoje prejuízos significativos…quer dizer,se vocês vão levar prejuízo,o troco pode custar muito mais do que aquilo que vos é exigido.A comunidade esta aí.É só requisitá-la.

  16. 08/12/2010

    Isso aí! Contem comigo.
    Já comecei!
    Gde abr@ço

  17. 08/12/2010

    Realmente, os tempos mudaram e também a forma de pensar das pessoas, estamos sim em uma nova era dinâmica rumo a evolução
    por todos estes fatores,é preciso desobstruir os canais por onde navegam os pensamentos e conceitos para uma nova era.

  18. Carlos
    08/12/2010

    Neste Brasil (para alguns continua Brazil), este caso não é o único.
    Aqui em Santa Catarina está acontecendo com um blog que denuncia políticos corruptos e resolveu correr atrás de um crime praticado pelo filho do dono de uma emissora afiliada da Bobo, crime este que foi o estupro de uma menina de 13 anos e está sendo motivo de muita desconfiança na população quanto à justiça que até o momento não foi feita, já que o crime aconteceu em maio e já estamos em dezembro. O blog já foi tirado do ar diversas vezes e o dono está sofrendo vários processos.

    http://tijoladas2.blogspot.com/2010/12/novembrada-estuprotsky-2010-30112010.html

  19. Kellen
    07/12/2010

    deixo uma reportagem de um caso no RS sobre nomes semelhantes, pois o juíz em causa, passo a citar “destacou que o direito à exclusividade do uso da marca pela empresa que primeiro fez o registro está limitado à classe para a qual foi requerida, ressalvados os casos de marcas notórias.”.
    Não sei se aplica-se ao vosso caso, mas vale conferir a matéria no link abaixo. Boa sorte!
    http://blog.redel.com.br/leisetribunais/category/constitucional913/legislacao1380/marcas-e-patentes3714/

  20. 07/12/2010

    Fiz um post de protesto lá no blog : http://www.interrogaes.com/2010/12/folha-falha-e-censura-falha.html Abraço!

  21. Fátima Soares
    07/12/2010

    A FAlha de São Paulo pode denegrir, dertuprar, manipular informações para prejudicar os outros, mas fazer piada sobre o jornalão não pode!!!!

  22. Fátima Soares
    07/12/2010

    Realmente, é mais do censura, é atentado. A FAlha agora é terrorista!!!

  23. Fátima Soares
    07/12/2010

    Imagine se o Lula resolvesse processar todos que fazem paródia de sua figura pública. Ora, um presidente do país que tem, o tempo todo, sua imagem ridicularizada, inclusive em charges na FAlha de São Paulo, jamais se deu ao papel ridículo que a FAlha promove contra este blog.

  24. 07/12/2010

    Temos de denunciar esse absurdo aos quatros ventos, é simplismente patético! Vou adicionar a Falha entre meus favoritos lá no blog. E não esmoreçam, o que está em jogo é muito grave: nossa liberdade de expressão!

  25. Estevan
    07/12/2010

    Olá irmãos!
    não fazia a menor idéia desta iniciativa de vocês, mas achei muito criativa e pertinente.
    Diariamente me obrigo a ler a merda daquele jornal e fico puto com as meias verdades que são publicadas.
    Parabéns pela coragem e vamos somando forças!
    Abs
    Estevan

  26. [...] Campanha internacional denuncia o atentado da 'Folha' contra a internet brasileira desculpeanossafalha.com.br/ajude-nossa-campanha-internaciona…  por gelo faz 2 segundos [...]

  27. [...] Campanha internacional denuncia o atentado da 'Folha' contra a internet brasileira desculpeanossafalha.com.br/ajude-nossa-campanha-internaciona…  por gelo hai 4 segundos [...]

  28. 07/12/2010

    Oi Dois,

    Sigo a saga do cês já há algum tempo e meu post de apoio está mais do que atrasado pelo cansaço de outros carnavais.

    Hoje parei para colocar pelo menos um banner de apoio, mas procurando aqui, não achei nenhum… Então, peguei o logo aí de cima e criei algumas imagens para colocar no meu blogueto. Caso tenham interesse, podem pegar em http://algumlugar.net/mockingbird/images/blogs/

    Sigam forte e firme e avisem quando precisarem fazer os jantares de arrecadação de fundos. Jamais fui em um, quero ir em um que vale a pena! (perdi o da Erundina, e o PayPal não faz mais doações ao Wikileaks…)

  29. alex
    06/12/2010

    Lembrei-me de uma música propícia para este episódio… jingle bells, jingle bells, acabou o papel, não faz mal, não faz mal, limpa com a Folha!!!

    Boa sorte na campanha compas!!!

  30. AdrianoMagesky
    06/12/2010

    Não dá pra levar adiante em outras instãncias ?

  31. admin
    06/12/2010

    Sensacional Cícero, muito obrigado! Vou fazer um post diso, claro!

  32. 06/12/2010

    Mais um comentário sobre a paródia do NYT que é fabulosa para nos ensinar muita coisa sobre o absurdo que é a nossa sociedade em termos de violência sistematizada. Para melhorar essa situação nós ainda precisamos de um país menos cartorial e de editores e redatores que não pensem como quase toda a classe média e alta desse país: que os “bugres” precisam ser ensinados à marra, na paulada, pois afinal de contas não sabem nada, não são branquinhos o suficiente para frequentar universidades bacanas e, portanto, precisam ser “tratados” na marretada. Como a gente desenvolve esse bom senso e esse espírito bacana dos editores do NYT que disseram, depois que mais de um milhão de cópias FALSAS de seu jornal foram distribuídas nas ruas de Nova Iorque: “Sorry, folks, the paper isn’t free. And the Iraq war isn’t over, at least not yet.”
    http://cityroom.blogs.nytimes.com/2008/11/12/pranksters-spoof-the-times/
    É, mais uns 200 anos com eleições talvez a gente chegue perto disso…ou a saída vai ser a Folha apoiar de vez um acordo entre Brasil e China em termos de “padrões” de conduta ética jornalística: um dos itens é cobrar da família a bala na nuca dos condenados por calúnia…e existem famílias que devem a bala por seis meses, um ano…não seria a cara do Brasil?!

  33. 06/12/2010

    É muito triste ver que de fato os grandes grupos de mídia ainda vivem nos tempos do AI-5 e não tem ideia do que são os termos “desobediência civil” e muito menos bom senso. Provavelmente a Folha, que se acha tão esperta, foi dessa vez absolutamente IGNORANTE ao perder a chance de se espelhar no seu alter ego New York Times que, em 2008, foi alvo de um grupo ativista chamado The YES MEN. O grupo no dia 12 de novembro de 2008 simplesmente publicou UM MILHÃO de cópias falsas do jornal e as distribuiu por bancas de jornais em toda Nova Iorque, com a capa que dizia “A Guerra do Iraque Acabou”, e que “Bush será julgado por crimes de guerra”. Além disso publicou um site que está até hoje no ar, exatamente igual ao NYT: http://www.nytimes-se.com/. Vocês sabem qual foi a primeira reação dos donos do NYT? Leiam: “I would say if you’ve got one, hold on to it. It will probably be a collector’s item.” (New York Times editor said). No outro dia o jornal FALSO foi motivo de ENTREVISTA no próprio New York Times e os dois ativistas ganharam até uma entrevista no Larry King. Mas isso é onde o imperialismo brutal capitalista selvagem impera, não é isso que dizem os grupos de mídia por aqui?! Leiam a história completa aqui: http://www.guardian.co.uk/media/2008/nov/12/new-york-times-spoof . A ignorância aliada com a brutalidade violenta da lei brasileira que não faz justiça é triste e só serve para isso…arrebentar com qualquer coisa que coloque minimamente em dúvida a própria estrutura brutal que alimenta essa tristeza que é a nossa realidade.

  34. Luciana
    06/12/2010

Deixe seu comentário

"[ Tratar ] o humor como ilícito, no fim das contas, é a mesma coisa que censura"

Tais Gasparian, advogada da Folha que assina o processo contra nós, comentando a ação de Juliana Paes contra José Simão em 2009.

Licença Creative Commons