Darth Otavinho

Divulgue!

Quer ajudar na divulgação? Esse texto foi preparado para o público estrangeiro e está disponível em Inglês, Francês, Espanhol e Italiano. De qualquer forma, ele ajuda também os brasileiros que ainda não conhecem o caso e é útil também para mídia de Portgual. Nosso “entenda o caso” também ajuda.

 


 

Maior jornal do Brasil processa blog
independente e inaugura um novo
tipo de censura

Ação inédita na Justiça está sendo boicotada pela mídia brasileira, que é dominada por poucas famílias, e abre um precedente terrível para todos os blogueiros do país

A exemplo do que aconteceu na eleição do Obama e em outros pleitos na Europa, na recente disputa presidencial brasileira, que terminou com a eleição da candidata de Lula (Dilma Roussef), a internet teve peso inédito na campanha eleitoral. A atuação de centenas de blogs foi especialmente importante porque, em sua maioria, eles apoiaram a candidata de esquerda (Dilma) e, por outro lado, praticamente toda a mídia convencional (rádio, TVs, jornais e revistas) defendeu fortemente o candidato de oposição, José Serra, que formou uma poderosa coalização política-midiática-religiosa conservadora — que acabou derrotada. A importância da Internet ficou óbvia no último dia 24 de novembro, quando Lula concedeu a primeira entrevista de um presidente brasileiro exclusiva para blogueiros. Foi um claro reconhecimento à sua importância e ao contraponto que eles fizeram à mídia tradicional.

Em meio a esse cenário, surgiu em setembro um blog chamado Falha de S.Paulo, uma paródia ao maior jornal brasileiro, a Folha de S.Paulo. Em português, “Folha” é uma das formas de referir-se a um jornal. E “Falha” significa falha. Era um blog recheado de fotomontagens, brincadeiras e críticas ácidas ao noticiário da Folha. Eram críticas sempre bem-humoradas, porém duras. Para se ter uma ideia, uma das montagens de maior sucesso (e mais irônica) punha o rosto do dono do jornal, Otavio Frias Filho, no corpo de Darth Vader. Pois bem: após um mês no ar o jornal entrou na Justiça para censurar o blog. Pior: conseguiu. Ainda pior: além de conseguir cassar o endereço, a Folha abriu um processo de 88 páginas contra os criadores do site, pedindo indenização em dinheiro por danos morais.

O jornal alega “uso indevido de marca”, por causa da semelhança entre os nomes Folha e Falha e porque o logotipo do site era inspirado no do jornal. A paródia foi criada por dois irmãos (Lino e Mário Ito Bocchini) que não têm ligação com nenhum partido político ou qualquer outra entidade. São duas pessoas “avulsas”, o primeiro jornalista e o segundo, designer. E agora os irmãos estão tendo uma dificuldade brutal (e gastando bastante dinheiro) para se defender na Justiça de uma ação volumosa do maior jornal do país. E a previsão dos advogados e professores de direito ouvidos pela dupla é a de que a Folha deve ganhar a ação, mais por ser uma companhia grande e poderosa e menos pelo mérito da questão em si.

Aqui entra o motivo pelo qual os irmãos Bocchini resolveram levar a questão para além das fronteiras do país: no Brasil, menos de 10 famílias dominam os grandes meios de comunicação. E uma dessas famílias é justamente a Frias, que ficou incomodada com a Falha de S.Paulo e suas brincadeiras como a do Darth Vader. Por corporativismo, nunca um órgão de uma família noticia algo relacionado à outra. É uma espécie de tradição brasileira. A censura de um blog, ainda mais seguida de um pedido de indenização, é uma ação judicial inédita no Brasil. Por conta disso, os irmãos Bocchini estão sendo chamados a diversos eventos de comunicação, convidados a dar palestras etc. Estão recebendo muita solidariedade de blogueiros e ativistas por liberdade de expressão de todo país, e figuras públicas como o ex-ministro Gilberto Gil gravaram depoimentos condenando a censura e o processo da Folha. Mesmo assim jornais rádios, TVs e revistas seguem ignorando completamente o assunto.

A preocupação geral é que, se o jornal ganhar essa ação inédita (como tudo indica que vá acontecer), um recado claro estará dado às demais grandes corporações brasileiras, sejam de comunicação ou não: se alguém incomodar você na Internet, invente uma desculpa como essa do  “uso indevido de marca”. A Justiça irá tirar o site do ar e ainda lhe conseguir uma indenização em dinheiro. Ou seja, está nascendo um novo tipo de censura em nosso país, justamente pelas mãos de quem vive da liberdade de expressão. E não estamos conseguindo furar o bloqueio da mídia convencional, dominada pelas tais poucas famílias que já dissemos. Por isso só nos resta agora apelar para o exterior.



O novo site dos irmãos Bocchini, o www.desculpeanossafalha.com.br tem todos os detalhes da censura. Os posts são em português, mas lá você confere esse texto em inglês, francês ou espanhol. E pode escrever em qualquer uma dessas línguas para desculpeanossafalha@gmail.com



35 Comentários

  1. […] O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) propôs na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados (da qual faz parte) a realização de uma audiência pública para debater o que ele chamou de “silêncio da mídia no caso de censura imposta pelo Jornal Folha de São Paulo ao site Falha de S. Paulo”. Pimenta apresentou o requerimento aos demais deputados da comissão e aguarda agora sua avaliação para que, em caso de aprovação, se marque uma data e seja feito os convites para os debatedores. Do lado da Falha o deputado propõe convidar os dois irmãos criadores do site, Lino e Mario Ito Bocchini. Do lado da Folha, ele quer chamar para debater a censura em Brasília Otávio Frias Filho Otávio Frias Filho (dono da Folha ao lado de seu irmão Luís), Sérgio Dávila (diretor de redação do jornal), Taís Gasparian (advogada que criou e assina a peça de censura) e Vinicius Mota (Secretário de Redação da Folha. A íntegra do documento, no site do Congresso, pode ser conferida aqui (uma vez na página, clique em “inteiro teor”). Saiba mais. […]

  2. 02/01/2012

    É triste pra midia brasileira do nosso pais, nossa equipe do blog Mais Brazil apoiamos voces pro que precisarem! E ja estamos divulgando essa matéria em todos os meios possiveis.

  3. 26/10/2011

    Caros Amigos, conte com o nosso total apoio. Já estamos divulgando em nosso portal e também na Rádio Melodia.
    Abraços.

  4. 08/09/2011

    Lino me liga que preciso falar com voce. Eu ou Alex. 3258.8981 ou 7734.4609.
    Abs.

  5. [...] site do Congresso, pode ser conferida aqui (uma vez na página, clique em “inteiro teor”). Saiba mais. -26.899928 -48.866699 Compartilhe em:Like this:LikeBe the first to like this [...]

  6. Dignissímos senhores magistrados com o caso da Folha de Sao
    Paulo nas mãos,nunca e demais lembrar que liberdade de ex-_
    pressão e liberdade de imprensa são estados de direito e **
    nunca e demais também dizer que ¨ A verdade não é subversi-
    va, ela é JUSTA ¨.

  7. Bruno Garcia Luize
    30/06/2011

    Seria interessante ter estas audiências no quadro do Fantástico: O Conciliador… Assim escancara logo a falta de sacanagem do jornal elitista.

  8. Davi A. M. Filho
    15/02/2011

    Divulguei para os meus contatos, enviei uma carta para o ombudsman da folha (que é claro, vai ignorar) e publiquei um post em meu blog : http://www.blog.marski.org/?p=1956 que tem mais de 5000 visitas/mês.

    Apoio vocês !

  9. Roberta
    17/01/2011

    Recebi este e-mail e não acreditei!
    Divulguei no meu site/blog.

    boa sorte!
    Abs,
    Beta

  10. rogerio espinheira
    16/01/2011

    O porque do ESPANTO na atitude do Jornal A FOLHA DE SÃO PAULO censurando o BLOG FALHA DE SÃO PAULO, o que se espera de um jornal que apoiou, todo o período, da DITA DURA militar, o que se espera do Sr FRIAS que faz parte, ou é PARTE, do PIG e do PSDB/DEM. Eu não me assustei, concordo que a sociedade brasileira tem que se manifestar e repudiar, com todas as forças, esse jornalismo feito por esses CORONÉIS do PIG. Vamos denunciar.

  11. [...] agora estar a favor dos interesses italianos, e defensor da liberdade de imprensa, mas que processa blogueiros independentes, o texto repete as versões publicadas ad nauseam pela imprensa contra o [...]

  12. 15/01/2011

    Quero ver se a imprensa vai pegar no pé da fAlha de São Paulo, vejam esse vídeo de uma reportagem da Globo contra o bloqueio do youtube por conta do um processo: http://www.youtube.com/watch?v=MgkQPFL7kcY

    Abraço a todos.

  13. Emilio
    12/01/2011

    Peça mais apoio para o PortalVermelho.

  14. Emilio
    12/01/2011

    Divulgado e apoiados!

  15. Marcos
    09/01/2011

    O que dizer de uma atitude dessa?As máscaras estão caindo. E depois esse pessoal da Folha reclama da discusão sobre a regulamentação da mídia. Eles “realmente” querem liberdade de expressão, só que somente para eles. Se pudermos ajudar, além da divulgação, digam-nos.

  16. 09/01/2011

    Divulgado já…

    Tem Banner ou algo assim para deixar fixado em nossos layouts?

    Abraços

  17. Orlando Varêda
    05/01/2011

    Nada que esses barões, digo, coroneis da imprensa tradicional brasileira fazem contra a verdade democrática me surpreende.

    Verdade, democracia e liberdade, são verbetes utilizados por esses embusteiros, na verdade, como mera tentativa de prolongar a engabelação. Ainda me vem um profissional na arte do logro, com esse papo calhorda do agente de propaganda como patrono das liberdades. Era o que me faltava. Só gargalhando desses cabras.

    Orlando

  18. 28/12/2010

    Iremos divulgar também, isso é inaceitável a sociedade brasileira caminho pra abismo, e nosso judiciário se engessou no tempo que parece um fóssil de um dinossauro, com a diferença que os dinos não vivem as custas do erário público ao contrário de nosso atual sistema!
    VIVA E LIBERDADE…

  19. Zenon Lotufo Junior
    28/12/2010

    Seria inadmissível usar o nome de uma pessoa ou de uma organização para divulgar idéias contrárias às delas. Não seria certo nem se as idéias fossem semelhantes. Seria um caso de contrafação, ou seja, de imitação de algo ou de alguém com objetivos fraudulentos.
    Mas não é assim o caso em questão. Aqui se trata de paródia, uma forma de sátira que faz crítica provocadora de riso. A paródia sempre envolve imitação, mas de uma forma que deixa claro através de pequenas distorções (Falha em vez de Folha) que o objetivo não é de se fazer passar pelo imitado mas sim ridicularizá-lo.
    É característico da paródia e de outras formas de sátira ser dirigida contra alguém poderoso por parte de alguém mais fraco. O inverso caracterizaria um simples abuso ou assédio moral. Assim, tem sido, no decorrer da história, uma arma importante de denúncia, embora nem sempre justa.
    Por isso, deslocar a questão para o terreno da contrafação como faz o jornal, só pode ser visto como forma de silenciar críticas que incomodavam. E a liberdade de expressão, que a Folha sempre pretendeu defender, que se dane.

  20. Alexandre
    24/12/2010

    Não vamos nos calar. Juntos podemos ecoar mais alto.

  21. 24/12/2010

    É um caso de vergonha nacional! Viva a democracia ou o democracídio, eis a questão!! Publiquei no meu blog: http://www.olhardeartista.wordpress.com
    Abraços e força nessa luta!

  22. 24/12/2010

    É um caso de vergonha nacional! Viva a democracia ou o democracídio, eis a questão!! Publiquei no meu blog! Abraços e força nessa luta!

  23. Fernando
    23/12/2010

    Confesso que fiquei um tanto chocado. Não sabia disso. Sempre pensei que a Folha era um jornal realmente “diferente”.

  24. Adamastor
    22/12/2010

    Não tenho blog mas transcrevi o “entenda o caso” para minha lista de e-mai. Tenho certeza que pelo menos 20 dos que receberam a mensagem farão o mesmo. É a operação bola de neve.

  25. 22/12/2010

    Olá, coloquei como link no meu blog (http://doutorsujeira.blogspot.com), mas gostaria de saber se vcs não tem nenhum Feed RSS.

  26. 19/12/2010

    Postei no meu blog.

  27. 18/12/2010

    Olá pessoal acabei de por no meu blog o texto de vocês queria saber se vcs tem um newsletter, algo assim, vai rolar manifestações na rua? ou coisas do tipo?

  28. Olá pessoal acabei de publicar o texto no meu blog, força aí, contem comigo para o que precisarem

  29. 17/12/2010

    A Elite é dura de cair.
    Não se conforma ser contrariada e não aceita a democracia real, não a por eles imposta.

  30. 15/12/2010

    Uma vergonha, como tudo no Brasil eh dominado pela elite. E nos jornalistas nao temos liberdade!

  31. 10/12/2010

    Gostaria de compartilhar com vocês o email que enviei hoje à Folha. Segue abaixo:

    “Olá! Meu nome e Shirlley, tenho 26 anos e assino a Folha deve ter uns 4 anos ou pouco mais.
    Sempre gostei do jornal por considerá-lo o mais completo e com boas análises. No entanto, de uns tempos para cá venho perdendo completamente o gosto pela assinatura devido a coisas que andam ocorrendo relacionada a CENSURA que o jornal vem cometendo.
    Eu fiz Letras, análise do discurso é minha praia e me impressiona perceber que a visão romântica BOA que eu tinha do jornal esta se esvaindo a cada dia que passa.

    CENSURA 1: Por exemplo, hoje, ao não divulgar em suas manchetes e nem em qualquer cantinho de matéria que tem um grupo de brasileiros que se reunirá para protestar contra a prisão de Julian Assenge em frente ao consulado britânico amanhã, sábado. Engraçado que pela cobertura que a Folha vem dando ao caso, não publicar sobre o ato só me deixa claro uma coisa: A Folha não divulga atos porque não os apóia e porque não os quer incentivar? O que mais poderia ser? Lamentável. Se a censura fosse contra a Folha vocês adorariam um protestozinho pró-Folha, digam a verdade!!?

    CENSURA A la AI-5: A Folha se sentiu censurada pelo governo ao não obter os “papéis da Dilma” e travou a sua “batalha judicial”. Nada mais legítimo. Agora processar e censurar o blog Falha de S. Paulo é o que? Isso é sujo, é vexatório e de uma covardia sem igual. Por favor retirem aquele slogan ridículo de que se trata de um “jornal a serviço do Brasil”.
    A serviço do Brasil???? Sério? Não ao meu serviço, nenhum um pouco e nem de qualquer brasileiro consciente do que seja uma CENSURA. E por esse motivo gostaria de comunicar que estou aderindo a campanha de divulgação dessa CENSURA que o meu outrora querido jornal esta fazendo. Processar 2 jovens por terem espírito de humor, por criticar um jornal no seio de uma dita “democracia”? Levar esses jovens a bancarrota financeira por ironizar a menina dos olhos do feudo Frias? Se pudessem condenariam ao apedrejamento também?

    Resumo da ópera: Lamento pelo jornal, lamento pela CENSURA e estou lamentando muito por ser assinante desse jornal.

    PS. A minha campanha pessoal se chamará NÃO AO MEU SERVIÇO!”

    Começarei uma corrente com meus contatos de email. Se precisarem de algo, escrevam. Contam com meu apoio desde já!

  32. [...] preso, então é exatamente isso que estamos fazendo: esperneando e pedindo ajuda pro povo, afinal o ataque atinge a toda internet brasileira. E vamos continuar trombetando, ah se [...]

  33. [...] da página em inglês). Lembramos que temos o texto-base também em espanhol, francês, italiano e português –em nossa língua-mãe, também são úteis as perguntas/respostas do “Entenda o [...]

  34. 09/12/2010

    Dois pesos e duas medidas… que vergonha, hein? Ainda bem que existem outras tantas ferramentas na internet que são BEM MAIORES do que determinadas mídias/famílias brasileiras, e que não serão coagidas da mesma forma. Processem eles também! Prendam o Mr. Wikileaks por “fazer sexo com samabaia albína”, não é essa a moda?! Pelamourdedeus…..

  35. Martim Moulton
    07/12/2010

    Realmente um absurdo. Se pudermos fazer mais além da divulgação deste por favor digam.

Deixe seu comentário

Licença Creative Commons