Darth Otavinho
16 janeiro 2011

Muita gente pergunta (até o chefe do jurídico da Folha, fingindo que não sabe a resposta): “Por que vocês simplesmente não mudam o nome do site e pronto?”. Simples: porque a Folha nos proibiu. O “Falha de S.Paulo” foi cassado, mas a proibição da liminar é a de “uso indevido da marca”. E há também uma segunda liminar emitida a pedido do jornal, essa contra o Registro.br (que gerencia os endereços eletrônicos brasileiros), que nos proíbe de “usar, gozar e dispor da marca da autora ou de derivação dela“. Difícil algo mais impreciso e passível de nterpretações diversas do que “uso indevido” e “derivações”. E no final das contas o entendimento que interessa é o do juiz, e caso ele entenda que não respeitamos sua decisão, a multa é de R$ 1000 por dia. Logo, não podemos arriscar. Ou seja: trata-se sim de uma censura da Folha. E o que é mais feio, por sufocamento financeiro, exatamente o que acusou a organização Repórteres semFronteiras.

MAS vamos ao que interessa. Recebemos algumas idéias MUITO BOAS de possíveis nomes para um novo site. A seguir algumas das nossas preferidas. Qual a melhor? Que outra você sugere?


TROLHA DE S.PAULO  (originalmente usada pelo Casseta & Planeta)

FOLHA DE SUM PAULO

FOLHA DO SEU PAULO

FOLHA DE SÃO PEDRO

OTAVINHO NEWS

PULHA DE S.PAULO

ROLHA DE SÃO PAULO (recebemos a sugestão sem o H também)

FILHA DE S.PAULO

ESTRAGO DE SÃO PAULO (ser processado por um jornalão já tá bom)

FÔIA DE S.PAULO

FOLHA DE S. PAULO PRETO (via @sound3vision)



FALA, SÃO PAULO: "Faz 80 anos que esse pessoal da Barão de Limeira faz uso indevido da minha marca e eu nunca reclamei. Mas espera chegar o dia do juízo final..."




55 Comentários

  1. Pedro Dias
    23/09/2011

    que tal FOLÍA DE SÃO PAULO , pois no brasil todos dançamos
    graças ao imperialismo do poder financeiro.

  2. Ian
    15/02/2011

    “sugestões:
    * Foda-se S. Paulo
    * Pholha de S. Paulo
    * Falha de Sto. Otávio”

    Adorei, poe um desse que ta bom kkkk

    TAMO JUNTO LINO E MARIO

  3. J. Ferrari
    11/02/2011

    Sugestão: A Falha do Seu Paulo.

  4. […] parece que acertei”, conta Leandro Arndt, o criador da Falha de São Pedro. O nome estava entre os cotados caso fôssemos abrir um novo site. Desculpe a nossa […]

  5. 03/02/2011

    sugestão: Papel de S.Paulão (afinal folha tb é papel e o paulão é para eles acharem que é diferente e não confundirem)

  6. Mariana
    20/01/2011

    Foia de S. Paulo: o jornar que num é da elite.

  7. Raquel
    20/01/2011

    Fôia de São Paulo é ótimo! Até pode-se usar o slogan: FOIA DE SÃO PAULO, AS PELHORES NOTÍCIAS DO INTERIOR E DA CAPITAR!

  8. Rubem Tiné
    19/01/2011

    Sugestão para novo nome do site; FOIA DE SÃO PAULO.

  9. greta
    18/01/2011

    Otavinho News! Sério, soa muito engraçado e se diferencia da marca.

  10. FOLHA DA BARBÁRIE.

  11. Carol
    18/01/2011

    Renato meu caro… você é muito mal humorado, lá quero saber história de conluio do velho Otávio com os militares, quando o governo brasileiro resolver abrir os arquivos da ditadura a gente vai ficar sabendo, tem coisas muito mais interessantes pro chefe filho, da Folha nos contar….kkkkkkk

  12. Renato-SP
    18/01/2011

    Caso eles te contem histórias interessantes, pergunte em que momento o Otavio pai decidiu ceder carros da empresa para que o regime militar assassinasse pessoas.

  13. ricardo
    18/01/2011

    Carol vc está certa….gente recalcada e atrasada gritando contra a Dona Elite mas nos porões dos cargos públicos enchendo o bolso e a cueca da cumpanherada….

  14. Carol
    18/01/2011

    Não Renato não estou procurando emprego, já tô sossegada com um emprego público pro resto da vida (hehehehehe..), mas dava uns pega nos dois citados, só pra ouvir as histórias que eles tem pra contar…devem ter muitas….interessantissímas…..

  15. Renato-SP
    18/01/2011

    kkkkk, a Carol tá procurando emprego! Dá uma olhada na Catho Carol, lá tem bastante coisa.

  16. Carol
    18/01/2011

    Nossa esse Otavinho, relativamente jovem, rico, inteligente, dono do maior e mais lido jornal do País, esse Sérgio D´Ávila, super gato, inteligente, poderoso..devem provocar uma inveja, nos que não tem o mesmo glamour….kkkkkkkkkkkkkk

  17. 18/01/2011

    Fôia – ei, Lino, vc recebeu meus flyiers da Dilma?

  18. Felipe
    17/01/2011

    o FÔIA é sensacional!

  19. 17/01/2011

    HAHAHAHAHAHHAHAHA
    Rola de São Paulo CERTO

  20. paula
    17/01/2011

    Gabriel, entendo o seu ponto. O meu é o seguinte: não existe jornalismo imparcial, é impossível. Qualquer texto (ou qualquer vídeo, filme, música, etc) traz em si o viés do pensamento daquele que o produz. O que ajuda, e muito, a poder separar o joio do trigo, é assumir sua ideologia, seja de direita ou de esquerda. Nesse sentido esse blog, Desculpe a Nossa Falha, assumiu num de seus textos durante as eleições o voto em Dilma. O Estadão assumiu o voto em Serra. E tudo bem. Podemos ler os dois veículos sabendo das suas posturas políticas. Isso não impede que eles façam bom jornalismo. Até um texto sobre música, cultura, vai vir impregnado da opinião do jornalista. Na França, por exemplo, todos os jornais assumem suas posições, Figaro de direita, Le monde centro-direita, Liberation de esquerda. E dentro dessas posturas cada um procura exercer bom jornalismo, ou seja, levar ao leitor matérias com boa apuração, bons colunistas, bons textos, etc.. O que me irrita na Folha é continuar batendo na tecla de que não tem lado, que critica governo e oposição da mesma forma… E pratica seu partidarismo através de manchetes enviesadas, pegando no pé de só um dos lados, não cobrando como se deve o lado que ela apoia, etc. Porque tem outra coisa, sendo de esquerda ou de direita, petista ou tucano, é papel da imprensa cobrar o poder público, investigar, etc. Tem que cobrar o governo federal petista mas também o nosso estadual tucano, que na boa, é muito pouco cobrado pela grande imprensa, vcs não acham?

  21. Maurício Pupo
    17/01/2011

    Catso Ricardo, pq a Folha não para então de ser destrutiva e revanchista contra qq coisa que cheire o PT? Meu quanta perseguição!!

    A Folha EMPRESTOU CARRO PRA TORTURADOR!! MEU DEUS DO CÉU O QUE MAIS SE TOLERA EM NOME DA LIBERTADURA DE IMPRENSA!! QUE HORROR!!!

  22. Gabriel
    17/01/2011

    Então vamos lá, por partes: 1- jornal que se diz “independente” é hipócrita;
    2- A Folha é hipócrita duplamente: por não ser independente, e por não assumir que é partidária;
    3- Quem a ataca por não ser independente, é independente?

    Nesse sentido, o Falha é. Mas é isento de partidarismo? Aí entra outra coisa chamada isenção dos fatos. Informação nua e crua.

    Será que os meios de comunicação tradicionais são capaz de se manter isentos diante dos fatos? Não.

    Só não acho certo criticarem – em nome do jornalismo – esse partidarismo de direita sendo que assumem um de esquerda. Se esse é o motivo real, é outra tremenda – desculpe o termo – hipocrisia.

    Jornalismo de verdade é isento e independente. Pode ser utopia, mas é a bandeira que levo comigo.

  23. henrique de paiva
    17/01/2011

    Sugestão de nome:

    DESCULPE A NOSSA FALHA, SÃO PAULO

  24. Maurício Pupo
    17/01/2011

    HAHAHAH impagável… Eu voto no ROLA DE SÃO PAULO hahahahahahahahahahahah

  25. Paulo Jr.
    17/01/2011

    Otavinho News é ótima. Essa não tem chance de ser acusada de “derivação da marca”.

  26. Fernando SP/SP
    17/01/2011

    Minha sugestão: FALHA DE SEU PAULO

  27. Carlos Ribeiro
    17/01/2011

    Folha de Saulo*
    Pré-conversão

  28. 17/01/2011

    FOLHEOS DE S.PAULO ESTADO:MINAS GERAIS CIDADE:BELO HORIZONTE.

  29. 17/01/2011

    FOLHEOLS DE SÃO PAULO

  30. Carlos Ribeiro
    17/01/2011

    Bolha de S. Paulo.

    Ou então entrar com uma ação contra o jornal por se utilizar do nome de uma unidade federativa brasileira.

  31. admin
    17/01/2011

    Outra coisa, trolls agressivos vão ter limite. Tem site pra todos os gostos, ninguém é obrigado a ficar aqui. Não tá gostando dos posts? Escolhe outro site e vai pra lá. Ou faz uma crítica na boa. Mas ficar aqui ofendendo todo mundo à toa não vai mais rolar.
    Obrigado, abs, Lino

  32. paula
    17/01/2011

    Uma coisa é ser ou não independente, a outra é ter ideologia. Todo veículo de imprensa apoia ou no mínimo se alinha ideologicamente com esse ou aquele partido. O Estadao assume, a Carta Capital também, a Folha e a Veja tem preferência por esse ou aquele partido (será que alguém adivinha qual é?) mas se dizem “apartidárias” o que é uma balela. E é nocivo também, porque acabam tendenciando sem assumir a opinião daqueles que engolem que eles são imparciais, E nenhum deles é independente, todos dependem de anunciantes… Independente é quem não depende de ninguém para bancar seu jornal, site, rádio, etc. Bem poucos são independentes né? Alguns blogs, talvez…

  33. ricardo
    17/01/2011

    Ao invés de sugerir um nome vou sugerir que vcs usem a criatividade ou que sobrou dela pra fazer algo produtivo pra vcs mesmo e pra sociedade……que tal animação de festa infantil? ilaririe oh oh oh

    :o)

  34. Júlio Lima
    17/01/2011

    Gostei mais de Trolha de São Paulo. Sugiro também:

    Saint Paul’s Leaf, Caôlha de São Paulo, Periódico do Apóstolo Saulo de Tarso.

    Abraços!
    Júlio Lima

  35. Gabriel
    17/01/2011

    Folha de S. Pedro é legal. Ah, e Paula, eu incluiria nesses aí a Carta Capital também. Não é porque é de esquerda que seu jornalismo é “independente”.
    Não chega ao absurdo da Folha, mas é de esquerda. O Estadão é de direita. A Folha… bom, é a Folha.
    Eu só acho que não deveríamos discutir partidarismo com os meios de comunicação, afinal, não proclamamos tanto que sejam independentes?
    Como um meio de comunicação é independente se prega a favor deste ou daquele?
    Não podemos tender nem a um lado, nem a outro. É tão difícil só informar?

  36. Diego Pereira
    17/01/2011

    FOLHA DE S. PAULO PRETO

    A melhor, sem dúvida.

  37. Se Nagao
    17/01/2011

    Não proponho nenhum desses senão vocês vão ser censurados de novo. Vão pagar multa diária e vão ficar de tanga.

  38. ricardo
    17/01/2011

    Ou então nas grandes corporações e no financial times….hahahahaha. Povinho burro por isso elegem Lula e Dilma, assaltam dinheiro na cueca e outros orificios e acham tudo lindo, incluindo esse site ridiculo, hehe

  39. doutor natas
    17/01/2011

    manas e manos,

    sugiro fulheira de saint paul
    HOUAISS: FULHEIRA (substantivo feminino): fraude, cilada, trapaça feita em jogo

  40. paula
    17/01/2011

    Do Aurélio: independente: 1. Livre de qualquer dependência ou sujeição. 2. Que tem meios próprios de subsistência. 3. Que tem autonomia política.

    Quem acredita que Veja, Folha e Estadão são independentes também deve acreditar em Papai Noel, Saci Pererê, em propaganda de banco que prega contra o consumismo, ou aquela de cerveja que só mostra homem com barriga tanquinho, etc..

  41. 17/01/2011

    Folla de San Pablo

  42. 17/01/2011

    Eu dei RT no @sound3vision.
    Acho o melhor, de longe.

  43. Meg
    17/01/2011

    KKKKK
    Eu achei Folha de São Pedro muito bacana, afinal ele ‘briga’ com São Paulo há muito tempo e manda chuva, já é um assunto pra explorarem, matéria não faltará

    Fôia de Sum Paulo também eu acharia legal, :)

  44. Tomaz Gouvêa Teixeira
    17/01/2011

    Outro dia eu vi um informativo de boteco chamado “Bolha de S. Paulo”. Não vou dizer qual boteco porque é capaz de a Folha querer processar.

  45. ricardo
    17/01/2011

    Se não fosse a Folha,a Veja e o estadão estariamos condenados a uma mídia cada vez mais cooperativa e entreguista. Viva a imprensa idependente.

  46. 17/01/2011

    Por que registrar?
    Generalizando, há dois tipos de empresários: aqueles que não vislumbram a necessidade do registro e aqueles que vislumbram a necessidade do registro, porém não percebem a sua real dimensão. Os primeiros não estão no todo equivocado, pois se sua marca tem “valor” menor do que o custo para o encaminhamento do registro não há porque se falar nele. Do contrário, desenvolver e promover uma marca sem registro é o mesmo que construir um castelo em área irregular.

    Existem, também, empresários que vislumbram a necessidade do registro de sua marca ou patente, porém os entendem somente pelo viés do medo ou da segurança, sempre em relação à proteção contra terceiros. Essa visão é demasiadamente pequena para o que representa os direitos de propriedade industrial para os negócios de qualquer empresa.

    A imaterialidade da propriedade industrial é fruto de atividade intelectual humana e seu resultado, marcas ou patentes, são considerados bens móveis para o nosso direito, ou seja, integram o patrimônio do titular, apresentando um caráter econômico, de fundo de comércio, podendo ser locada, cedida, emprestada, vendida, dada como garantia bancária e utilizados como formador de capital social de qualquer empresa.

    Se sobre o ponto de vista do consumidor a marca constitui uma garantia de legitimidade e de origem, para os interesses dos titulares isto é secundário, a marca deve atender seus interesses privados, tanto de proteção quanto econômico. Além de que o direito de propriedade industrial é alicerçado no sistema atributivo, ou seja, “quem primeiro registra”; porém, sua exceção é o sistema declarativo, estipulando o direito de precedência para o usuário anterior de boa fé. Destarte, o investimento para com o simples encaminhamento do registro é infinitamente menor do que o dispêndio para “brigar” caso sua marca seja registrada por terceiro.

    Em suma, por estas razões se faz necessário todo e qualquer registro de marcas e patentes, seja pelo ponto de vista do custo e benefício, pela proteção conferida ou mesmo pelo caráter econômico que só se alcança com o registro.

    A forma mais segura é contratar um profissional legalmente habilitado para verificar a disponibilidade da marca pretendida através da pesquisa no banco de marcas; com tal informação é possível nortear a decisão de encaminhar o pedido de registro e acompanhar o tramite administrativo do processo marcário.

    A pesquisa de viabilidade é gratuíta e fornecida na hora, seja através do site: http://www.lealmarcasepatentes.com.br ou em contato direto, pelo msn: anderson@lealmarcasepatentes.com.br

    Uma vez verificando a disponibilidade da marca o encaminhamento do pedido de registro poderá ser encaminhado na hora, on-line, pela internet, através do site: http://www.lealmarcasepatentes.com.br ou pelo msn: anderson@lealmarcasepatentes.com.br

    Ao preencher o formulário de pedido de registro o requerente ganhará o protocolo que será imediatemente encaminhado para o e-mail cadastrado e em até 48h o número definitivo do processo de marca.

    O pagamento é facilitado em até 10 X sem juros em qualquer cartão de crédito.

    Outras informações relevantes no site: http://www.lealmarcasepatentes.com.br

    A maneira mais segura e prática de proteger sua marca.

    Anderson Leal.

  47. Gabriel
    17/01/2011

    Coloca uma enquete ali no canto do blog! =p

  48. Renato-SP
    17/01/2011

    Acho que Rolha de São Paulo, tendo em vista que a cidade enche dágua e o “jornal” não dá vazão às devidas reclamações da população paulista.

    Ao Sr. Ricardo, de maneira direta, o pânico deveria ser processado por fazer humor de maneira destrutiva com a Presidenta Dilma? Na minha opinião, não. E na sua?

  49. pedrôncio
    17/01/2011

    sugrstões:

    * Foda-se S. Paulo
    * Pholha de S. Paulo
    * Falha de Sto. Otávio

  50. JN
    17/01/2011

    Sugestão de paródia: foia di sum paulu

  51. 17/01/2011

    Folha de Sum Paulo, cujo suplemente do domingo é o encarte Otavinho News!=)

  52. jomo olaniyan
    17/01/2011

    Nossa dificil… ta foda de decidir, vc’s tb precisam descobrir melhor jeito de votar, acho q o nome mais com a cara da cidade é Folha de SUM Paulo
    Desconsiderem esses comentários-de-otarios brocha
    A idéia do site é sensacional, as pessoas precisam levar chacoalhões pra parar de aceitar tudo de pernas abertas
    Abraços!

  53. Ricardo
    16/01/2011

    Vão continuar sendo processados por praticar um suposto humor na minha opinião apenas destrutivo, revanchista sabe-se lá porque e sem conteúdo a não ser tentar denegrir o jornal.

  54. 16/01/2011

    Meu voto vai para: FOLHA DE SEU PAULO.
    Continuem firmes.

  55. 16/01/2011

    Dá para votar? Trolha de SP tá ótimo.

Deixe seu comentário

"Tratar o humor como ilícito, no fim das contas, é a mesma coisa que censura"

Tais Gasparian, advogada da Folha que assina o processo de censura à Falha, sobre a ação que a atriz Juliana Paes moveu contra José Simão em 2009. Dois pesos, duas medidas...

Licença Creative Commons