Como você sabe, fomos censurados pela Folha de S.Paulo. Além da liminar que tirou nosso site do ar sob ameaça de multa de R$ 1000 por dia, eles jogaram um processo de 88 páginas nas nossas costas, pedindo indenização por danos morais por conta de nosso ex-blog de paródia, o Falha de S.Paulo. A alegação? Uso indevido da marca (ã-hã). Abaixo, os principais pontos de nossa defesa, protocolada no Fórum João Mendes. E à direita, se quiser, você faz o download da íntegra do processo deles e da nossa resposta.
Resolvemos escancarar tudo por acreditarmos que qualquer pessoa de bom senso, ao analisar o caso com calma, chega rapidinho à conclusão de que essa história de uso indevido de marca é uma tremenda desculpa esfarrapada. Trata-se de uma censura das brabas, inaceitável. E atacar dessa forma brutal um pequeno blog independente está pegando mal. Ainda mais porque estamos falando do autoproclamado “Jornal do Futuro” (sic), que publica um editorial atrás do outro defendendo liberdade de imprensa. Se defender judicialmente tá dando um beeelo trabalho, mas vamos até o final. Até porque, se perdermos, vamos morrer com uma bolada que não temos para pagar a tal “indenização por danos morais” –o valor exato seria definido pelo juiz. Abaixo os principais pontos da nossa defesa, comentados (a íntegra tem 29 páginas. Se quiser ler tudo, é só fazer o download à direita).
Enfim, se você concorda com a Folha, mil desculpas pelo tempo perdido. Mas se você também acha isso um absurdo, por gentileza nos ajude a divulgar essa agressão ao maior número possível de pessoas. Obrigado!
[…] deixe de ler a defesa do pessoal da Falha contra a patética ofensiva judicial da Folha de São Paulo, que quer reclamar de roubo de marca num […]
Imagina só o possível estrago se vocês registrarem e passarem a usar um domínio chamado: folhadesaopedro.com.br!!!
[…] brothers have continued to opine on line with a site titled «Pardon My Mistake» […]
prezado Senhores.
é obvio que ajudarei na divulgação
do fato em Folha falhou, alias é profissão
desse Jornal FALHAR, OMITIR, MENTIR e SER
PARTIDO POLÍTICO, será que os Juizes não
verão isso. Agora me mande um modelo no endereço eletrônico que ajudarei na divulgação.
[email protected]
ademir/são roque/sp
Esse caso deveria ser tema de monografias para cursos de direito e jornalismo.
Que papel mais ridículo esse da Folha.
Mantenham as cabeças erguidas e continuem fazendo sátiras com as notícias de jornais.
E desculpe a nossa Falha de São Paulo.
Prezados e digníssimos autores e editores da Falha de S.Paulo,
estamos perplexos com as suntuosidades do caso perpetrado pela sua menos ilustre concorrente Folha de S.Paulo, mas data venia, não se preocupem, pois os argumentos da requerida é de alto teor de má-fé, pois o Judiciário não socorre a quem usa do processo para obter objetivos escusos, pois segundo o Código de Processo Civil, reputa-se litigante de má-fé aquele que: II- alterar a verdade dos fatos; III- usar do processo para conseguir objetivo ilegal; VI – provocar incidentes manifestamente infundados (art.17)
E tudo isso faz a causídica da Folha quando pretende por um meio indireto censurá-los, alegando uso indevido da marca quando na verdade a Folha está fazendo uso indevido do processo, talvez por costume de economizar no papel higiênico em casa, mas isto não convém ao caso.
Confiem e não desistam de qualquer recurso, pois a Constituição não pode ser rasgada desta forma, todavia acredito que a vitória será em primeira instância, e após este reconhecimento vocês serão maiores do que agência da Faux News.
A Falha da Falha foi registrar um domínio .com.br
Assim como os fugitivos políticos foram pro Uruguai, Cuba, Argélia, você devem fazer o mesmo contra a censura da Folha.
Hospedem o material fora.
A Folha está correta em processá-los. O teclado pode nos pregar peça, nos induzir ao equívoco.
Ontem mesmo eu redigi FASCISTÓIDES DE MERDA e por algum equívoco no teclado, fui parar na página da FOLHA DE S.PAULO.
mudando de assunto: Eu sou paulistano e católico, tenho orgulho de ter nascido em São Paulo, cidade e estado. Será que eu poderia processar essa bostinha de folhetim de meia pataca que usa e abusa do nome do querido santo São Paulo, da minha querida São Paulo e do meu querido São Paulo? Folha de S.Paulo envergonha-me, constrange-me. Não dá para eles mudarem o nome, para que ninguém associe merda com São Paulo?
http://img517.imageshack.us/img517/4885/folhanossa.png
É normal acontecer isso…
QUANDO O CARA TA BÊBADO E/OU O TECLADO TA VIRADO PRA BAIXO!
ou um danado faz um photoshop edit
O “S” pergunta pra o “A” onde fica o “O” o “A” responde – Logo Ali.
Vide que é mais perto que a África
“MARCIO” e Lino
Nâo se preocupem com a grana dos custos processuais, se perderem. Acho que o juiz vai entender a situação de vocês e vai dar um outro castigo: voces todos vão trabalhar de motoboys e entregar a Folha (a autêntica e mal humorada) nas bancas e residencias da cidade. Hahahah. Único consolo: as vendas estão cada vez caindo mais, portanto, o trabalho não vai ser tão difícil.
Sorte, rapaziada!
Meninos,
Como pagarão ou pagam, os advogados? Acho que além de divulgar a censura que sofrem devemos pensar em uma campanha visando ajuda-los a pagar os honorários dos caras.
Não sei se sabem mas houve uma campanha para angariar grana para aquela condenação, espúria, que a Erundina sofreu e foi bem exitosa.
Enfim, enviei a todos meus contatos o que tá rolando e espero que consigamos muitos apoiadores e colaboradores.
Se cuidem,
Jacque
que os juizes do forum João mendes pensem como você!
🙂
Acho que esse processo é a grande oportunidade da vida de vocês. Depois, vocês podem processá-los pelo transtorno causado por esse processo totalmente sem fundamento.
Pode demorar bastante, mas a insistência é a chave.
Veja o exemplo de Andreas Pavel, inventor do walkman.
Naquela parte do processo que fala de indução ao erro, penso que isso só se daria se o domínio fosse “folhadesaopaulo” (adicionando-se “ao” ao “s”), de qualquer outra maneira considero improcedente.
Vocês têm tudo pra ganhar e virar tudo isso a seu favor futuramente.
Liberdade de expressão é peta da Falha? Ou vice-versa?
[…] autores do censurado Falha de S. Paulo apresentam sua defesa jurídica contra o ditabrando jornal paulistano. (via O Biscoito Fino e a […]
[…] nossa? Pois então, não, não tem nada a ver, mas a Falha Folha de São Paulo está processando um blog que fez uma crítica bem humorada ao jornal e criou o blogue Falha de São Paulo. Pois é, a defensora da liberdade de expressão e […]
hahahahahahahaha
Aviso aos navegantes/querelantes/meus credores: Ao me mandarem imeius sutilmente me lembrando algum débito, fineza trocarem o U de uol por A de aol, OK! Assim eles vão parar noutra freguesia.
Sensacional, MUITO obrigado
Estamos construindo aqui de Belém a solidariedade a vocês companheiros. Vamos fazer uma grande campanha nos sindicatos, nos partidos para que não assinem mais os jornalões do PIG, Além disso, devem tb não assinar mais provedores consorciados aos jornalões do PIG. O software livre permite que nós internacionalmente possamos construir nosso próprio provedor e servidor. RISEUP.net.
Abraços do blog jurubebadigital
Estamos firmes na luta com vocês.
Segundo a @rosana a Época é licenciada da Focus!
Só comprovando o que o valdo ai de cima disse:
http://www.focus.de
http://www.revistaepoca.com.br
Cliente: – Garçon me traga o menU, por favor!
Garçon: – Não é menU, senhor…é menI!
Cliente: – Ah tá! Então me veja um prato de angI, por favor!
Garçon: – O senhor quis dizer angU?!!
Cliente: – Isso..e com um pouco de pIrê!
Garçon: – É pUrê, senhor!
Cliente: – Na verdade, sabe o que eu quero??!
Garçon: – Diga!
Cliente: – Eu quero é que vc vá tomar no Ci!
Alguém registre ai http://www.filhadesaopaulo.com.br
A hospedagem é por minha conta, via @amplahost!
o que? uso indevido de imagem? em 2001 estive na alemanha e procurando algo em espanhol ou ingles para ler em uma banca de jornal, me deparei com uma logomarca de uma revista. falei, nossa, é a ÉPOCA. quando dei por mim, era a revista alema FOCUS.
PT SAUDAÇOES
E se o blog satírico Falha de São Paulo existisse na época do Barão de Itararé? E se o Barão de Itararé vivesse hoje? O jornal “A Manha”, paródia no nome do então grande “A Manhã” não existiria? Liberdade de imprensa ou liberdade pra dono de jornal! Alô justiça brasileira! Pau que dá em Chico, dá em Francisco?
Explorem isso na defesa!!!
ah galera, fala sério!
todos nós já tivemos tempo de nos acostumar com a internet e todos nós sabemos que devemos ter cuidado com os links que a gente clica, e nao dá pra sair lendo sem prestar atençao..
CLARAMENTE a fOlha usou isso como mera desculpa, a fAlha é CLARAMENTE um site de sátira e qualquer um que nao perceba que nao é o site do jornal é porque deve ter algum sério problema de compreensao de texto..
mas a fOlha assim como os tucanos adoram falar que estao sendo censurados, mas nao aguentam ouvir nenhum tipo de critica que já precisam recorrer a justiça com alguma desculpinha esfarrapada..
[…] Nossa batata segue assando em fogo alto. Confira os principais pontos da nossa defesa contra a censu… 3 novembro 2010 […]
Mas se o blog fosse FILHA de S Paulo iamos ter um problemao hein!!
Quanto ao “Typosquantin”, um exemplo bom é o site “gamil.com”, de um escritório de design que aproveitou os acessos que um erro de digitação deste tipo (gmail.com) trouxe pra eles. Eis o que eles escreveram no canto do site:
“You are at Gamil (as opposed to Gmail). We are a graphic and product design firm in Raleigh, NC, and we’ve been around since 1995.
A few years ago, we noticed a remarkable amount of new traffic. We realized lots and lots of Gmail users were visiting us instead of their email account. So we started a blog to say “Hi!”
Vcs são fabulosos ! Compartilhandooooooooooooo no face com certeza ! Vcs ganham ! Qualquer cidadão sensato se defenderia da forma clara e íntegra como estão fazendo. Boa sorte!
A Folha persegue utopias. Se diz neutra nos processos políticos e pró liberdade de expressão. Desde que a “expressão”, claro, seja similar (ops, similar não. IGUAL) à dela.
Esse panfleto da direita chamado Folha de São Paulo deveria pedir desculpas aos seus leitores pelo espetáculo da bolinha de papel e pelo acobertamento do aborto da mulher do Serra. Isso é censura. Será que nossos “independentes” juízes terão peito para julgar isentamente essa questão?
Concordo que tendo o mínimo de bom senso é impossível não considerar uma loucura, um absurdo e um imenso abuso contra qualquer cidadão essa ameaça de uma empresa do tamanho da folha sob duas pessoas comuns.
Se tratando do jornal que apoiou e apóia assumidamente a política(gem) do PSDB fica claro o que seria desse país com um Serra à frente do executivo, uma nova ditadura! Meu humilde apoio a vocês é deixar o link desta página no meu blog e espalhá-la entre os conhecidos. Admiro essa insistência e coragem e, sobretudo, admiro a capacidade de fazer troça com autenticidade dessa situação que é séria, mas o jeito é esse mesmo, rir pra não chorar! Parabéns!
Lembrem-se também que a loja DASLU perdeu na justiça ao processar do mesmo jeito a marca DASPU.
Agora vou começar a minha censura: não comprarei mais a Folha, porque há muita FALHA e FALTA de caráter !!
Através destas pequenas ações que encontramos os grandes problemas no que diz respeito a liberdade de expressão no Brasil … é censura para todos, e liberdade para alguns. Estranha ação da Folha de São Paulo.
Lastimável ter um jornal como a FOLHA movendo uma ação nesta dimensão. ISSO È CENSURA!!!
A mídia começa a censurar meios de comunicação, mas busca a “Liberdade de Expressão”. Um complexo paradoxo, não acham ? Se você consegue distinguir FOlha de São Paulo de FAlha de São Paulo, considere-se um evoluído leitor, é isso? Não busco por quem é certo ou errado, mas a causa é a questão. Para ambos haverá uma justificativa. Porém, a “censura” é o mais preocupante, e deve ser o centro deste debate.
[…] aqui […]
Temos
Defesa brilhante. Agora é aguardar o bom senso do judiciário!!
Temo que ensinar a eles que a liberdade de imprensa apenas decorre da liberdade de expressão.
folha
falha
malha
malho
molho
milho
filho
filha
ficha
richa
racha
rocha
rolha
bolha
folha
folia
polia
poria
paria
faria
feria
geria
teria
terma
…
Segue: O bicho pega pro lado de blogueiro. Trocar “o” por “a” é como confundir direita e esquerda. Censura da Folha http://bit.ly/cgA09c
Não percam a ternura companhanheiros!
Se a fonte for Futura ou Century Gothic, dá pra confundir o “a” com o “o”.
Desculpem a nossa “Falha”, mas jamais descupem a nossa “Folha”, ela não faz mais a fotossíntese, somente foto-distorção.
Typosquantin?! Gostei.
A fada é foda, o padre é podre, surra no serra, a folha é filha d…
Agora imaginem a confusão:
Se “A” fô “B”, “B” fô “C” e “C” fô “D”…
Seria cômico se não fosse trágico, mas vcs vão vencer e vamos continuar rindo das escorregadas do PiG.
Força cumpanheros!!!!
No meu teclado todas as teclas estão apagadas. Isso torna bem difícil escrever esta mensagem. Outro dia tentei entrar no site do Serra e cai no site da Dilma por engano. Foi um desastre. Por pouco não fui enganado… Ainda bem que alguém me alertou sobre meu engano antes das votações.
Curiosamente nunca entrei no site da uol pensando que era o site do aol? Talvez o “a” seja mais difícil de confundir com o “u”…
#euri e divulgado, right now!
No meu tecrado, o O e o A estão apagados, daí eu já não sei mais qual é qual. Daí eu posso confundir. Acho que a Folha tem razão, vocês têm que parar de comprar 10 jornais em um dia e pagar indenização à Folha, sim!